quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Taro Aso e Barack Obama confirmam parceria

Taro Aso e Barack Obama confirmam parceria
O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveram sua primeira reunião de cúpula na terça-feira em Washington. Os dois dirigentes concordaram em trabalhar juntos para lidar com vários temas globais.

Aso foi o primeiro dirigente estrangeiro a visitar a Casa Branca desde que o presidente Obama tomou posse, em janeiro.

Barack Obama disse ao premiê que o Japão é uma peça fundamental para a política de segurança dos Estados Unidos no leste da Ásia. Ele disse que todos os países precisam realizar maiores esforços para combater o terrorismo no Afeganistão e no Paquistão - e parabenizou o Japão por participar ativamente do desenvolvimento e manutenção da segurança, e pelas melhorias na infraestrutura social da região.

O primeiro-ministro japonês declarou que pretende indicar o embaixador do Japão para a Espanha, Motohide Yoshikawa, como enviado especial para coordenar a assistência ao Paquistão e ao Afeganistão. Ele disse que Yoshikawa deve visitar os Estados Unidos em março para se reunir com Richard Holbrooke, o emissário especial norte-americano para a região.

Ao mencionar a Coreia do Norte, Taro Aso pediu a colaboração dos Estados Unidos para solucionar os casos de sequestros de cidadãos japoneses por agentes norte-coreanos. Barack Obama demonstrou compreensão sobre o assunto.

Quanto a um possível ataque com mísseis nucleares pela Coreia do Norte, os dois líderes concordaram que os norte-coreanos deveriam evitar ações que intensificariam a tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário